No dia 27 de dezembro Vespasiano vai comemorar 65 anos de sua emancipação política e a Prefeitura preparou uma série de atividades para celebrar o aniversário. A primeira delas foi a 9ª etapa do Circuito Mineiro de Trekking que foi realizado no dia 29 de setembro. A largada e a chegada foram no Centro de Convenções, no Caieiras. Outras atrações esportivas estão programadas como, o Festival de Esporte e Lazer. O festival será nos dia 30 de novembro, na Praça de Esportes, e possibilitará a prática recreativa de vôlei, peteca, handebol, futsal, além de outras atividades. O evento é aberto ao público em geral.

As atrações culturais serão variadas: música, teatro, publicação de livro, missa e atividades escolares, entre outros. Nos dias 23 e 24 de novembro, serão apresentadas no Morro Alto e Serra Dourada, uma peça teatral infantil e outra adulta, ambas de rua. No dia 22 de dezembro, na Praça JK, será apresentado o Auto de Natal que envolverá os alunos e professores da Escola de Artes “Capitão Carambola”.

Segundo a Secretária de Cultura, Turismo e Lazer, Katya Salomão, a programação este ano está diversificada e bem

Os eventos musicais serão ecléticos.  No dia 14 de novembro, será realizado o Encontro de Rock Jovem, Praça JK, que promoverá o encontro de bandas de rock e pop de vários bairros da cidade, com a participação especial da banda “Manitu”. No dia 01 de dezembro, a Big Band e a Orquestra da UEMG vão se apresentar na Praça JK.

No dia 15 de dezembro, a Banda de Vespasiano, no Concertos na Igreja, prestará uma homenagem a Jair Ambrósio, na Igreja do Perpétuo Socorro, no Centro. Ambrósio nasceu na cidade onde morou até os seis anos de idade quando de mudou para BH onde mora até hoje. Ele compôs o hino do Cruzeiro e algumas músicas que foram gravadas pela Clara Nunes.

A Banda também vai se apresentar no dia do aniversário da cidade, na Praça da Matriz, onde serão inaugurados os bustos do Padre José Senabre e de Mariana da Costa, personalidades importantes na fundação da cidade. Outro evento que também será celebrado no dia 27 de dezembro será a missa comemorativa que contará com a participação dos corais Lia Viana e Primeiros Acordes. Ainda haverá o desfile da Banda Mole que contará com a presença dos bonecos do Boi da Manta e de uma banda de baile. No desfile, os foliões serão convidados a homenagear as figuras “folclóricas” da cidade como Mucuia, Tomate Podre e Mulher de Seis Metros.

Outro destaque da programação é o lançamento do selo comemorativo que será feito em parceria com os Correios. Outra marca é a construção de uma linha do tempo que será fixada no muro do Palácio das Artes e que fará um paralelo entre as histórias da cidade, do país e do mundo nos últimos 15 anos. Esse recorte foi consequência da realização dessa atividade na comemoração dos 50 anos da cidade. Esse intervalo temporal (1998-2013) será a guia para o projeto Contribuindo com a História de Vespasiano que consiste em uma atividade que vai movimentar as escolas municipais. Foram escolhidas 20 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento na cidade nesse período. Cada escola vai pesquisar sobre uma personalidade. A melhor pesquisa de cada escola será apresentada no dia 23 de dezembro.

O registro da História da cidade também estará presente no projeto Café Bons Tempos que será apresentado no dia 14 de dezembro no Centro de Convenções. A Secretaria de Cultura convidou as famílias mais antigas da cidad a escreverem um texto sobre a história da família tendo como norte a vinda para Vespasiano. Essas histórias serão encenadas, no dia do evento, por dois atores que vão conhecer pessoalmente as famílias. No dia da apresentação, o microfone estará aberto a quem quiser contar algum causo sobre sua família. Um dos causos que entraram para a história da cidade aconteceu na época em que a cidade parava quando o trem passava, pela inexistência da trincheira e passarela. Pequitita, ao ver o trem parado no trilho, resolver atravessar, e justamente no momento em que ela estava passando pelo meio do vagão, o trem partiu e ela só pode descer na Estação de Santa Luzia.

Além de escrever o texto, as famílias foram convidadas a emprestar fotografias do seu acervo pessoal que tem alguma relação com a história da cidade que serão utilizadas para montar uma exposição que ficará em cartaz entre os dias 15 de dezembro e 15 de janeiro, no Centro de Convenções. Após esse período, a exposição vai circular pela cidade.

Programação:

Dia 14/11 – Vespa Rock

Praça JK – 18 horas

Dias 16 e 17/11 – Festival de Teatro

Dia 27/11 – Lançamento do Selo Comemorativo

Cine Teatro Capucho – 20 horas

Dia 30/11 – Festival de Esporte e Lazer

Praça de Esportes – 9 horas

Dia 01/12 – Apresentação da Big Band UEMG

Praça JK – 20 horas

Dia 08/12 – Apresentação da Linha do Tempo

Palácio das Artes

Dia 15/12 – Exposição de Fotografias Antigas e Café Bons Tempos

Centro de Convenções “Risoleta Neves” e Palácio das Artes

Dia 20, 21 e 22/12 – Auto de Natal

Praça JK – 20 horas

Dia 27/12 – Aniversário da Cidade com Banda Mole

Desfile em direção ao Centro de Convenções – 14 horas
vespa