vespasiano-mg

Vespasiano é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a 19º41’31” de latitude sul e 43º55’24” de longitude oeste, a uma altitude de 693 metros. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 116 506 habitantes em 2014. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Possui uma área de 70,3464 km².

É a sede da Cidade do Galo, centro de treinamento do Clube Atlético Mineiro e da Faculdade de Medicina Faseh . Situa-se a 15 km do Aeroporto Internacional de Confins.

Da então Fazenda do Capão, de propriedade de Dona Marianna, surgiu o Arraial do Capão como era conhecida a cidade, com a construção das primeiras casas em terrenos vendidos e doados à futura paróquia. Ao redor do Arraial, expandiam-se as fazendas agropecuárias Fazenda Maçaricos,Angicos, Barreiro, Varginha onde se cultivava a cana-de-açúcar, o milho e o feijão e se criava gado. Mais tarde, desenvolveu-se a indústria de cal.
Mas depois da construção da linha férrea projetada pelo Engenheiro Vespasiano, para atender a construção da Indústria de cimentos Liz, ela se emancipou e hoje tem 60 anos.
Antigamente as terras da cidade pertencia a senhora Dona Mariana da Costa, que após ficar cega, devido ao descuido de mexer com plantas desconhecidas, ela foi enganada e extorquida por várias famílias que vieram de fora e tomaram suas terras.

A cidade é administrada pelo prefeito Carlos Moura Murta, que já está no seu 5° mandato.

Galeria de Fotos de Vespasiano

Mapa da Rodovia Raposo Tavares

Vídeo da cidade de Vespasiano – MG