Em 2014, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, e Lazer da continuidade ao projeto de valorização e resgate das manifestações mais tradicionais do povo vespasianense. O “Boi da Manta” este ano traz grandes novidades e surpresas. A Bateria da Escola de Samba carioca Tradição vai abrir o evento na quinta-feira (20) a partir das 20h.

O carro alegórico, repleto de luzes e mulatas junto com o “desfile do boi” marcam presença pelas ruas da cidade. Nos dias  22, 25 e 27 de fevereiro a população vai para as ruas brincar junto ao desfile do famoso boi. A concentração é feita no campo do Vespasiano Esporte Clube, logo após o desfile com destino a Rodoviária.  O encerramento vai contar com o carnaval da Arrumação

O desfile do tradicional “Boizinho”, também promete encantar crianças e seus pais. Os pequenos vão fazer a festa nas noites do pré-carnaval com o desfile do “Boizinho”, todos os dias a partir das 18 horas. Para o prefeito Carlos Murta, o Boi da Manta é uma tradição consolidada do município. “Quando cheguei em Vespasiano na década de 70 o Boi da Manta já era uma das maiores tradições artísticas e culturais de nossa cidade. Feito por gente dessa terra que fez questão de sempre manter acesa essa chama de alegria e diversão.

A tradição passa de pai para filho e a cada ano que passa o Boi da Manta se torna uma referência para as famílias, uma identidade para nossa cidade. E no que depender do prefeito Carlos Murta essa tradição se consolidará para sempre, pois estaremos sempre fazendo um desfile mais bonito do que o outro e assim contagiando pais, filhos, netos e toda a população vespasianese”, disse Murta.

O tradicional “Boi da Manta”, surgiu dos imigrantes que desciam da Bahia pelo Rio São Francisco e Rio das Velhas. Tudo começou como uma brincadeira entre empregados do engenho de cana de acúcar na antiga

 Fazenda do Barreiro, uma das primeiras propriedades do município. Após a lida, os homens apanhavam mantas e com elas cobriam balaios virados de boca para baixo. Mais tarde, o boi deixou o terreno da fazenda e ganhou as ruas. Ao lado do boi, surgiram às marmotas, os bonecos gigantes vestidos de chitão, com caricaturas de políticos e de várias personalidades.

Com o tempo, o “Boi da Manta”, se tornou uma grande manifestação. O personagem passou a fazer sátiras saudáveis dos acontecimentos. Acompanhando o boi, a bateria formada de instrumentos como: trombone, cuiíca, caixa, surdo, pandeiro, animam os foliões.

PROGRAMAÇÃO: a partir das 20h –  Terminal Rodoviário

 Dia 20/02/2014.- Bateria Terremoto e Escola de Samba Tradição.

 Dia 22/02/2014 – Bateria Terremoto, Quarteto e Black Samba

 Dia 25/02/2014 – Bateria Terremoto e Sunga de Pano

 Dia 27/02/2014 – Bateria Terremoto e Carnaval Arrumação
vespa